terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bolo Recheado


Ingredientes:

4 ovos

200 g de margarina

200 g de farinha peneirada

1 colher (chá) de fermento em pó

1 limão

200 g de chocolate doce em pó

1 colher de margarina para a cobertura

margarina para untar a forma



Bata 4 gemas com os 200 g de açúcar, junte 150 g de margarina derretida mas não quente e bata até obter um creme fofo. Seguidamente misture-lhe os 200 g de farinha peneirada e, por último, misture-lhe com muito cuidado as 4 claras levantadas em castelo bem firme. Divida depois este aparelho em 2 partes iguais: numa misture a raspa do vidrado do limão; na outra misture 100 g de chocolate em pó, ligando-o com muito cuidado. Unte muito bem a forma com margarina e deite-lhe os dois preparados, de chocolate e, de limão em camadas alternadas, leve depois a cozer em forno médio durante cerca de 25 m. Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Para a cobertura: num tachinho, misture os restantes 50 g de margarina derretida com os restantes 100 g de chocolate doce em pó; leve ao lume até começar a querer borbulhar e estar bem misturado e cubra o bolo com esta cobertura.

Flan de Canela

Ingredientes


1/2 litro de leite

10 colheres (sopa) de açúcar

6 ovos

1 colher (sopa) de cravo-da-índia

1 colher (chá) de essência de baunilha

8 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (chá) de canela em pó



Modo de Preparo

Coloque em uma panela o açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, mexendo até o açúcar dissolver, durante 2 minutos. Em seguida, deixe ferver por mais 5 minutos, sem mexer, ou até obter uma calda encorpada e dourada. Espalhe a calda em uma assadeira de 20 cm de diâmetro e reserve. Bata por 5 minutos no liquidificador, os ovos, o leite, o açúcar mascavo, a essência de baunilha, o cravo e a canela e despeje na assadeira.



Asse em banho-maria, com água fervente suficiente para cobrir até a metade da altura da assadeira, em forno médio, preaquecido, por 35 minutos, ou até o creme ficar cozido e firme. Retire, deixe o flan amornar e leve para gelar. De preferência deixe de um dia para o outro. Desenforme no momento de servir. Se preferir, sirva com chantilly, polvilhado com canela em pó.

Bacalhau de Forno

Ingredientes


1 kg de bacalhau

1 kg de batata

2 dentes de alho

5 tomates sem pele e sem sementes

2 cebolas

2 pimentões vermelhos sem sementes

2 colheres (sopa) de salsinha picada

12 azeitonas pretas

1 colher (sopa) de vinagre

1/2 copo de azeite de oliva



Modo de Preparo

Deixar o bacalhau de molho de um dia para outro trocando a água várias vezes. Retirar a pele e espinhas. Descascar as batatas e cortar em fatias. Picar o alho e o tomate. Cortar a cebola e o pimentão em rodelas. Arrumar num prato refratário camadas de batata, de bacalhau, de cebola, de tomate e de pimentão. Salpicar a salsinha, espalhar as azeitonas, o vinagre e o azeite. Se necessário, corrigir o sal. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio durante 1 hora.

Pastel de Santa Clara

Ingredientes


9 gemas

250g de farinha de trigo

100g de manteiga

1 pitada de sal

250g de açúcar

1/2 copo de água

100g de amêndoas

glaçúcar para polvilhar



Modo de Preparo

Levar ao fogo o açúcar e a água, deixando ferver até formar uma calda espessa. Retirar do fogo, colocar as amêndoas sem pele e moídas, as gemas batidas ligeiramente, mexendo vigorosamente para não talhar. Voltar ao fogo e, sem parar de mexer, deixar engrossar até aparecer o fogo da panela. Deixar esfriar. Sobre a mesa misturar a farinha, a manteiga e 3 colheres de água (se precisar, pôr um pouco mais de água). Amassar com a mão e estender a massa bem fina. Cortar rodelas de massa, rechear com o creme de ovos e fechar como pastel (se preferir, fazer pastéis redondos com tampa em forminhas de empada untadas). Para fechar a massa, é bom umedecer a borda com um pouco de água. Levar a assar em forno médio por cerca de 20 minutos. Retirar do forno e polvilhar com glaçúcar.

Soufflé Au age

Ingredientes


1 colher de sopa de manteiga



2 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo



1 xícara de chá de leite



4 gemas



200g de queijo prato ralado grosseiramente



Sal



Pimenta-do-reino



Noz-moscada



5 claras



Modo de Preparo

Aqueça a manteiga, junte a farinha e mexa sempre até dourar.Retire do fogo e junte o leite aos poucos sem parar de mexer.Retorne ao fogo e deixe cozinhar por akguns minutos até obter um creme homogêneo. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente as gemas previamente batidas com o queijo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Bata as claras em neve bem firme e junte delicadamente. Despeje a mistura em um refratário próprio para soufflé previamente untada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 50 minutos ou até que a superfície esteja dourada.



Dicas :



Substitua o queijo prato por uma mistura de queijos : 50g de provolone, 50g de parmesão, 50g mussarela e 50g de prato. Se não tiver um refratário próprio para soufflé, use um alto com cerca de 19cm de diâmetro.

Torta de Nozes

Ingredientes


Massa

1 1/2 xícaras de nozes moídas

1 xícara de açúcar

5 ovos

2 xícaras de farinha de rosca

1 colher de sopa de farinha de trigo



Creme de Ovos

3 gemas

2 xícaras de leite

1 colher de sopa de maisena

1/2 xícara de açúcar

baunilha

1/2 xícara de nozes moídas



Merengue

3 claras

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de água



Modo de Preparo

Massa

Bater as gemas com o açúcar. Juntar as nozes, as farinhas de rosca e de trigo, misturando bem. Adicionar as claras em neve firme, delicadamente. Untar duas fôrmas de 22 centímetros e dividir a massa entre as duas. Assar em forno pré-aquecido durante 15 minutos. Retirar as duas camadas de massa (não ficam muito altas) e rechear com creme de ovos.



Creme de Ovos

Bater as gemas com o açúcar e a baunilha. Adicionar o leite misturado com a maisena. Levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Colocar as nozes, amalgamando bem. Rechear a torta e cobrir com merengue.



Merengue

Levar o acúcar e a água ao fogo para formar uma calda em ponto de fio. Enquanto isso, bater as claras em neve firme com 2 colheres de açúcar. Sem parar de bater, virar aos poucos a calda quente sobre o merengue. Bater até ficar bem espesso e firme. Cobrir a torta e enfeitar com nozes.

Bavarois Aux Fraises

Ingredientes


24 gramas de gelatina em pó ou 12 folhas

manteiga para untar a forma

250 gramas de nata fresca

500 gramas de morangos

200 gramas de açúcar

½ litro de leite

5 ovos



Modo de Preparo

Preparar um creme inglês. Juntar a gelatina amolecida na água fria ao creme. Bater a nata fresca em Chantilly. Incorporar a nata batida à preparação. Deixar esfriar sobre gelo ou na geladeira, numa forma redonda untada com manteiga, por 12 horas.



Molho:

Passar os morangos limpos no liquidificador ou por uma peneira. Na hora de servir, desenformar e cobrir o bavarois com o suco de morangos, que se chama coulis de fraises. Servir como sobremesa.

Angu Mineiro

Ingredientes

2 xícaras de chá de água

4 colheres de sopa bem cheias de fubá



Modo de Preparo

Coloque a água para ferver e adicione duas colheres de fubá. Mexa, em círculos, com colher de pau e deixe cozinhar até que se forme um mingau. Quando cozido, acrescente o restante do fubá aos poucos, mexendo sempre até que o angu fique bem cozido e soltando do fundo da panela.

Baba de Moça

Ingredientes


250 g de açúcar

cravo e canela

6 gemas de ovo

1 vidro de leite de coco ou leite de um coco



Modo de Preparo

Fazer uma calda do açúcar e do leite de coco. Deixar engrossar um pouco. Esfriar ligeiramente. Juntar as gemas. Levar rapidamente ao fogo e adicionar cravo e a canela em pó. Distribuir em tigelinhas.

Bolo de Bananas

Ingredientes


2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de manteiga

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

5 ovos; 1 colher (sopa) de fermento em pó

10 bananas.



Modo de Preparo

Amasse muito bem o açúcar, a manteiga, a farinha de trigo e os ovos. Forre uma forma untada com papel, coloque as bananas cortadas em rodelas e despeje por cima a massa. Forno quente

Carne de sol com purê de Mandioca

Ingredientes


6 cebolas cortadas em rodelas

1/3 de xícara de óleo

1kg de carne-de-sol (filé), deixada de molho na água por 6 horas

2kg de aipim (mandioca ou macaxeira), descascado, cozido e espremido

1/2 xícara de manteiga

Sal a gosto



Modo de Preparo

Frite a cebola no óleo, em fogo baixo, até ficar dourada. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, frite a carne, cortada em pedaços, até ficar bem dourada e macia. Verifique o ponto de cozimento. Se necessário, pingue um pouco de água, para formar um caldo. Reserve. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo até derreter. Acrescente o aipim e misture bem para formar um purê liso e macio. Tempere. Coloque numa travessa e acrescente a carne-de-sol em volta. Sirva quente

Filés de Frango

Ingredientes


Para temperar o frango:



- 800 g de filé de frango

- 1 colher (sopa) de tempero pronto (sal, alho, orégano

fresco, sálvia fresca e pimenta do reino) ou de sua

preferência

- 3 colheres (sopa) de azeite



Para o creme:



- 1/2 lata de creme de leite

- 1 copo de requeijão cremoso

- 1 colher (sopa) de farinha de trigo

- 1 colher (café) de tempero pronto

- 1 pitada de noz-moscada

- 2 colheres (sopa-cheia) de queijo parmesão ralado fino



Para a montagem:



- Refratário

- Filés de frango temperados

- Creme

- 2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado médio para

polvilhar

- 1 pitada de noz-moscada
 
Modo de Preparo


Limpe os filés de frango. Lave em água corrente e seque. Coloque

o tempero pronto e o azeite na carne branca e deixe descansar por

30 minutos mais ou menos. Grelhe até ficarem dourados. Reserve.





Numa tigela, misture o creme de leite, o requeijão, a farinha de

trigo, o tempero, a noz-moscada e o queijo ralado e sal, se

necessário.



Para montar, espalhe os filés de frango num refratário, despeje o

creme, polvilhe o queijo ralado e a noz-moscada. Leve ao forno

pré-aquecido

a 200ºC, por 20 minutos, para gratinar.