sábado, 28 de janeiro de 2012

Frango caipira com quiabo


Para preparar o frango caipira com quiabo você vai precisar de:

- 1 frango caipira cortado nas juntas
- 1 colher, das de sobremesa, bem cheia de tempero caseiro com açafrão (ou o seu tempero preferido)
- pimenta do reino moída na hora, a gosto
- 150 ml de óleo (ele vai ser descartado, não se preocupe)
- 2 pimentas ardidas frescas
- 2 cebolas médias em cubos
- 1 colher, das de sopa, de açafrão da terra em pó
- água fervente o suficiente
- meio quilo de quiabos limpos e cortados da forma que você preferir (se eles forem pequenos pode colocar inteiros)

Aqueça uma panela de ferro e coloque o óleo e o frango. Salpique o tempero e a pimenta do reino por cima do frango e tampe a panela. Espere o frango dourar por baixo e só então vire os pedaços.
Frite o frango até todos os pedaços ficarem BEM dourados.
Frango caipira branquelo é péssimo....fica feio e com gosto de poleiro (apesar de eu nunca ter passado a língua num poleiro..hahahahaha)! Se ele for caipira legítimo não vai despedaçar!
Quando o frango estiver bem douradinho escorra o excesso de óleo, reserve esse óleo em uma panela pequena e junte as cebolas picadas ao frango.
Cozinhe até a cebola ficar bem dourada. Tome muito cuidado para ela não queimar, tá? Se queimar fica amargo.
Junte as pimentas e o açafrão da terra e refogue por 2 minutos.
Cubra com água fervente e cozinhe até o frango ficar macio, pingando água fervente sempre que necessário.
Lave, seque e pique os quiabos. Tempere com uma pitada de tempero caseiro.

Aqueça a panelinha que o óleo usado no frango foi reservado e frite o quiabo nesse óleo por 2 minutos. Retire o quiabo, escorra o óleo e junte o quiabo ao frango.
Deixe o quiabo ferver por mais 5 minutos para pegar o sabor do frango e sirva com uma pimenta ardida, arroz com muiiiita rapa e salada de almeirão!
Fonte- http://www.cozinhandopararelaxar.com/2011/09/comida-mineira-frango-com-quiabo.html

Leitão recheado à pururuca à moda de D. Eloíza



Leitão recheado - 1 leitão de leite (cerca de 6 quilos) desossado (você pode pedir ao seu açougueiro para fazê-lo deixando apenas as patinhas e a cabeça) – a minha mãe trouxe este de Minas, pois o açougueiro já conhece como ela gosta…
- 300g de presunto
- 600g de lombo
- 600g de linguiça de pernil
- 200g de alcaparra
- 100ml cachaça
- 1l de vinho branco
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 40g de alho (cerca de 7 dentes)
- 4 folhas de hortelã pimenta
- 4 colheres de sopa rasa de sal
- 3 pimenta dedo de moça picadas bem miudinhas (com a semente)
- 1 colher de café de cominho
- suco de 1 limão grande
- pimenta do reino a gosto
- 2 ramos de tomilho, louro e alecrim frescos
- linha e agulha para fechar o leitão
- 2 maçãs pequenas
Modo de preparo:
- Para preparar o tempero: colocar no processador ou socador o alho, a pimenta do reino, o cominho, a hortelã-pimenta, o sal e o suco de limão. Triturar. Deste tempero, retire uma colher de sopa e reserve para o recheio. O restante será utilizado no leitão. Pegar a cachaça e mistrurar 80ml no tempero do leitão e os outros 20ml no tempero do recheito.
- Para o leitão: Pegar o leitão já desossado e lavá-lo bem em água corrente.  Passar o tempero sobre toda a sua carne (parte interna) espalhando bem. Deixar neste tempero, dentro da geladeira por no mínimo 2 horas.
- Para o recheiro: Cortar (ou processar) o lombo e o presunto bem miudinho. Pegar a linguiça, retirar toda a sua pele e misturá-la às demais carnes.  Colocar o tempero que estava reservado, acrescentar as pimentas dedo de moça já picadas miudinhas, as alcaparras (sem o líquido). Misturar tudo.
Rechear o leitão preenchendo todos os espaços onde havia ossos com a mistura. A barriga deve ter bastante recheio, mas não pode ficar estufada, pois corre-se o risco de romper durante o cozimento. Após rechear, fechar a barriga do leitão costurando cuidadosamente.
Colocá-lo é um tabuleiro já na posição  de servir, protejer as orelhas e o rabilho com um pedaço de papel alumínio (parte brilhante virada para fora), espalhar os raminhos de ervas frescas embaixo e nas laterais do leitão. Colocar uma das maçãs na boca. Untar o couro da parte superior do leitão com o azeite e colocar 2 copos do vinho branco no fundo da assadeira. Fechar com papel alumínio e levar para assar em forno pré-aquecido a 210 graus.
Depois de 2 horas, tirá-lo do fogo, verificar se o vinho diminuiu muito, regar toda o leitão com este caldo e acrescentar mais um pouco de vinho e fechá-lo novamente com o papel alumínio. Levar para assar novamente. Após 1 hora, repetir este processo. Nesta fase, tirar o papel alumínio (manter apenas os que cobre orelhas e rabo) e deixá-lo assar por cerca de mais 1 hora.
Depois disso, deixá-la descansando no forno desligado até a hora de servir.  Na hora de servir, pururucar  o couro do leitão (aquecer até aparecer bolhas) com um maçarico – sugiro este processo pois a carne ficará mais leve. Porém, se você não tiver o maçarico, pegue 1 litro de óleo e leve-o ao fogo para aquecer. Para saber o ponto de pururucar, jogue um palito de fósforo dentro o óleo que deverá ascender imediatamante. Isso ocorredo você já pode jogá-lo cuidadosamente, com uma concha sobre o leitão que deverá estar em uma grade sobre um tabuleiro limpo. Esta operação deve ser feita com muito cuidado para evitar acidentes.
Na hora de servir, retire a maçã que foi assada na boca do leitão e substitua pela outra fresca, bem vermelhinha.
Está pronta esta delícia! Eu sirvo sempre com uma saladinha de couve bem fina (ou a couve refogada) e com um acompanhamento adocicado: molho de jabuticaba combina super bem e, desta vez fiz um purê de maçã com maracujá que ficou divino!
Áh! Mais uma dica, na hora de servir, fatiar bem fininho com uma faca super afiada ou com faca elétrica.
Bom apetite!
Fonte-Memórias gastronomicas

Receita de Paçoca de Carne de Sol

- 500g de carne de sol
- 800g de farinha de mandioca
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de pimenta do reino
- 1 colher (chá) de pó de café
- fio de óleo
- sal à gosto
Modo de Preparo
1- Dessalgar a carne, deixando-a de molho em água por uma noite.
2- Colocá-la para cozinhar em panela de pressão por cerca de 20 minutos ou em panela comum por cerca de 50 minutos. Ela deve ficar macia – o tempo de cozimento variará de acordo com o tipo da carne)
3- Fritar a carne, já cozida, em um pouco de óleo até ficar bem dourada.
4- Levá-la junto com os temperos para um pilão e socá-la até ficar bem desfiada. (Se não tiver pilão, você pode levá-la rapidamente ao processador).
5- Voltá-la para a panela e, com fogo baixo, acrescentar a farinha ao poucos até misturá-la por completo. Corrigir o sal, se necessário.
Fonte- http://memoriasgastronomicas.com.br/2011/07/pacoca-de-carne-de-sol/

Pavê chocolimão

Pavê chocolimão

Ingredientes:

. 2 latas de leite condensado
. ½ xícara (chá) de suco de limão
. 2 latas de creme de leite sem soro
. 1 colher (sobremesa) de gelatina em pó sem sabor
. 2 colheres (sopa) de água
. 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 1 colher (sopa) de margarina
. 2 pacotes de cookies de chocolate
. ½ xícara (chá) de leite

Modo de preparo:

No liquidificador, bata uma lata de leite condensado com o suco de limão até formar um creme denso. Transfira para uma tigela e misture uma lata de creme de leite. Hidrate a gelatina com a água e leve ao micro-ondas ou em banho-maria até dissolver totalmente. Deixe esfriar um pouco e misture no creme de limão. Reserve. Em uma panela, misture o leite condensado restante, o chocolate em pó e a margarina. Leve ao fogo brando mexendo sem parar até engrossar. Desligue o fogo e misture o creme de leite restante.
Montagem: Distribua os cookies no fundo de um refratário grande e umedeça-os com o leite. Por cima, coloque o creme de chocolate e finalize com o creme de limão. Leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate.
 Conteúdo do site ANAMARIA

Angu

Angu

Ingredientes

. 1/2 kg de fubá
. 6 xícaras (chá) de água
. 1 cubo de caldo de galinha
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Desmanche o fubá em 2 xícaras (chá) de água fria.

2. Leve uma panela de fundo grosso com o restante da água para ferver junto com o cubo de caldo de galinha.

3. Abaixe o fogo, acrescente o fubá dissolvido e mexa com uma colher de pau sem parar. Cozinhe até ficar uma consistência cremosa.

4. Verifique o sal e a pimenta-do-reino e sirva em seguida.

Dica: decore com bacon frito e folhas de salsinha.
 Conteúdo do site ANAMARIA

Tutu com torresmo

Tutu com torresmo

Ingredientes:

. 1 kg de feijão
. 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
. Alho, cebola e salsinha picados a gosto
. 4 xícaras (chá) de água
. 2 ovos cozidos
. Torresmo à pururuca (feito com toucinho de porco temperado com sal)
. Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Bata levemente o feijão cozido (com o caldo) no liquidificador. Refogue o alho e a cebola batidinha, até dourar. Adicione o feijão e deixe ferver. Dissolva a farinha de mandioca na água e acrescente essa mistura no feijão até dar o ponto de mingau. Coloque o sal. Despeje o preparado numa travessa e ponha por cima a salsinha, os ovos cozidos e picados e o torresminho à pururuca.
Dica: Frite bem o toucinho até virar torresmo, deixe escorrer e esfriar. Depois, frite de novo na gordura bem quente. Fica crocante!
 Conteúdo do site DELÍCIAS DA CALU

Feijão tropeiro caprichado

Feijão tropeiro caprichado

Ingredientes:

. ½ Kg de feijão rosinha ou o que preferir
. 250 g de toucinho defumado
. 250 g de paio em fatias
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 5 ovos
. 1 cebola média picada em cubos
. 4 dentes de alho amassados
. Cheiro-verde a gosto
. Carinha de milho
. Sal a gosto

Modo de preparo:

Lave e cozinhe o feijão. Reserve. Lave o toucinho, pique em cubos e frite, junto com as fatias de paio. Escorra em papel-toalha, reservando a gordura. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite os ovos. Quando estiverem firmes, misture-os ligeiramente. Reserve. Aqueça uma panela, acrescente a gordura reservada, a cebola e o alho. Deixe dourar, acrescente o feijão, tendo o cuidado de antes escorrer o seu caldo. Deixe refogar bem para pegar gosto, acrescente o sal, o toucinho e o paio. Retire do fogo, polvilhe farinha de milho a gosto, acrescente os ovos e o cheiro-verde. Misture delicadamente e sirva em seguida.
 Conteúdo do site ANAMARIA

Bolo de chocolate branco com morango

Bolo de chocolate branco com morango

Ingredientes

. 5 ovos
. 1 xícara (chá)  de açúcar
. 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
. 375 g de chocolate branco
. 50 g de margarina derretida
. 1 colher (sobremesa) de fermento em pó.
. 4 colheres (sopa) de licor de laranja
. 300 ml de creme de leite
. 400 g de morangos
. 1/2 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo

1. Prepare a massa: unte e forre com papel manteiga a base de duas formas de 20 cm de diâmetro com aro removível.

2. Bata os ovos e o açúcar em uma tigela refratária colocada em uma panela com água fervente, até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada.

3. Retire do fogo e bata mais dois minutos.

4. Aqueça o forno a 180 ºC.

5. Peneire a farinha sobre a mistura, salpique 75 g de chocolate branco ralado, a margarina o fermento e mexa bem.

6. Divida a massa entre as duas formas e asse no forno por 30 minutos.

7. Prepare o recheio: corte os bolos ao meio e umedeça com o licor.

8. Bata 300 ml de creme de leite até dar ponto de chantili.

9. Amasse os morangos, escorra o excesso de líquido, misture o chantili, recheie os discos e monte o bolo.

10. Faça a cobertura: derreta 300 g de chocolate branco picado em banho-maria e misture o creme de leite sem soro. Cubra o bolo e leve para gelar.

Dica: se preferir, recheio o bolo com o mesmo creme da cobertura.
 Conteúdo do site ANAMARIA

Bolo de laranja mesclado de chocolate


bolo de laranja

Ingredientes

.2 xícaras (chá) de açúcar
.3 gemas
.3 colheres (sopa) de margarina
.3 xícaras (chá) de farinha de trigo
.1 xícara (chá) de suco de laranja natural
.1 colher (sopa) de raspas de laranja
.1 colher (sopa) de fermento em pó
.3 claras em neve
.2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Para umedecer:
.1/2 xícara (chá) de suco de laranja
.1 colher (sopa) de conhaque
Ganache de laranja: .700g de chocolate branco picado
.1/2 xícara (chá) de suco de laranja
.1/2 lata de creme de leite

Modo de preparo

Na batedeira, bata o açúcar, as gemas e a margarina. Continue batendo e acrescente a farinha de trigo, as raspas e o suco de laranja. Junte o fermento e as claras em neve. Divida a massa em duas partes. Em uma delas misture o chocolate em pó. Em uma forma de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada, coloque a massa branca, por cima a massa de chocolate e mescle delicadamente, com a ajuda de um garfo. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Deixe esfriar e desenforme.
Recheio e cobertura:
derreta o chocolate branco em banho-maria. Sem parar de mexer, misture o suco de laranja e o creme de leite. Reserve até começar a endurecer.
Montagem:
corte o bolo ao meio, umedeça com a mistura de suco e conhaque, recheie e cubra com a ganache de laranja. Decore com raspas de laranja.
 Conteúdo do site ANAMARIA

Ambrosia


Ambrosia

Ingredientes:

· 2 colheres (sopa) de leite
· 3 xícaras (chá) de suco de laranja
· 6 colheres (sopa) de açúcar
· 8 ovos ligeiramente batidos

Modo de preparo:

Em um refratário médio, misture o leite com o suco de laranja e acrescente o açúcar. Leve ao microondas em potência alta por 3 minutos. Retire do microondas e adicione os ovos. Devolva ao forno na potência média por 4 minutos. Retire do forno novamente e, com um garfo, desmanche os ovos cozidos. Ponha no microondas e cozinhe por mais quatro minutos, na potência alta, mexendo com o garfo na metade do tempo. Sirva frio.

Dica: Se desejar, polvilhe com canela em pó.
 Conteúdo do site DELÍCIAS DA CALU