sábado, 12 de abril de 2014

De coração



200g de chocolate – ao leite, meio-amargo, amargo ou branco

Beijinho:½ lata de leite condensado (197g)
½ colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de coco ralado

Prepare o recheio: misture os três ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Cozinhe até o ponto desejado: por mais tempo para um beijinho mais firme e por menos para que fique mais molinho.
Despeje num prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente antes de usar.

Pique o chocolate e coloque numa tigela de vidro. Derreta-o em banho-maria ou no microondas.
Faça a temperagem – tem que ser corretamente caso contrário o chocolate não vai endurecer, vai perder brilho e “suar” mesmo depois de pronto.
Eu faço a temperagem numa pedra de granito que uso somente para isso. É um método mais rápido e para grandes quantidades, como fiz ano passado, imprescindível.
Com a ajuda de uma colher ou pincel adequado, espalhe uma porção de chocolate em cada molde até cobrir todo o fundo – não faça uma camada muito grossa. Leve à geladeira até que seque e fique firme.
Repita o processo mais duas vezes em cada metade do coração. Deixe secar bem.
Novamente com a ajuda de uma colher, aplique metade do recheio em cada parte do coração. Deixe uma beiradinha sem recheio para que você consiga “fechar” com chocolate depois.
Leve à geladeira por alguns minutos.
Retire e finalize o coração: espalhe chocolate por cima do recheio e vá tampando com a ajuda da colher. Feche até as beiradas de cada parte do coração. Caso esta camada fique muito fina, repita o processo.
Leve à geladeira até que o molde fique esbranquiçado por baixo – sinal de que o chocolate se soltou. Segure o molde pelas abas pois o calor das mãos pode manchar o chocolate.
Vire as metades do coração sobre um pedaço de papel manteiga e espere 4 horas para embalar.
Embale com papel chumbo – que ao contrário do papel alumínio não aquece os alimentos – e finalize a embalagem como desejar.

Rend.: um coração de aprox. 420g, sem bombons*

* para que os ovos de Páscoa tenham sempre o mesmo peso, você deve levar em consideração a seguinte proporção: 80% do peso do ovo é referente às cascas e 20% é referente aos bombons. Estes 80% devem ser divididos entre as duas metades do ovo. Para controlar o peso, use uma balança precisa.
Ao se fazer cascas recheadas, use sempre uma forma com capacidade um pouco menor. Por exemplo: para fazer um ovo recheado de 750g, use a forma para ovos de 500g.
Tome cuidado com a proporção de recheio em cada metade, caso contrário não haverá espaço para acomodar os bombons.
Poderá ser feito  separados as metades com recheio mais mole para serem comigos de colher!

Nenhum comentário: