sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Escondidinho de Maracujá

ingredientes
Massa
  • 1/2 xícara de chá de suco de maracujá misturado com 4 colheres de sopa de água
  • colher de chá de fermento em pó
  • 5 ovos
  • 70 gramas de chocolate em pó
  • 200 gramas de açúcar
  • 200 gramas de farinha de trigo
Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
150 ml de suco de maracujá
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida seguindo as instruções do fabricante)
Cobertura
  • 300 gramas de chocolate meio amargo derretido
  • 8 colheres de sopa de suco de maracujá
  • Como Fazer
    Bolo
    Passo 1
    Coloque 5 ovos e 200 gramas de açúcar numa batedeira, bate bem até que dobre o volume (isso dá cerca de 10 minutos). Desligue a batedeira e adicione 200 gramas de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó e 70 gramas de chocolate em pó. Misture tudo delicadamente até que forme um creme fofo.
    Passo 2
    Coloque o creme numa forma de bolo que tenha um buraco no meio (24 cm de diâmetro). A forma deve estar previamente untada e enfarinhada. Leve ao forno médio e pré-aquecido a 180°C por uns 35 minutos mais ou menos. Retire do forno e desenforme.
    Passo 3
    Com a ajuda de uma cada você deverá cortar a superfície plana do bolo de chocolate e retirar uma tampa. Guarde a tampa. Depois volte o bolo (sem a tampa) para a forma e com a ajuda de uma colher remova o miolo do bolo. Forme uma cavidade e deixe uma borda de bolo na lateral e no meio do bolo (mais ou menos 1 cm de massa nas laterais).
    Depois molhe essa cavidade do bolo com ½ xícara de chá de suco de maracujá (misture essa ½ xícara com 4 colheres de sopa de água). Com uma colher coloque o recheio de maracujá (confira a receita abaixo) e preencha toda a cavidade.
    Em seguida alise a superfície e cubar com a tampa que você retirou do bolo. Aperte um pouco para que feche bem e desenforme o bolo, cubra com o chocolate derretido e misture com o suco de maracujá. Sirva logo na sequência.
    Observação: Usando o miolo do bolo você deve fazer um cajuzinho falso, para isso misture 200 gramas de farelo de bolo (4 xícaras de chá) com 160 gramas de pasta de amendoim (cerca de 1 xícara de chá). Modele os seus cajuzinhos nas mãos, passe o açúcar e coloque ½ amendoim em cada um.
    Recheio
    Passo 1
    Num liquidificador você deverá colocar 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (deve estar hidratada e dissolvida conforme indicações da caixinha) e 150 ml de suco de maracujá. Bata tudo bem e reserve até a hora de rechear o bolo.
    Cobertura
    Passo 1
    Numa tigela você deve colocar 300 gramas de chocolate meio amargo derretido e 8 colheres de sopa de suco de maracujá. Misture tudo bem e cubra o bolo que já deve estar recheado.

Nenhum comentário: