sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Escalope de filet ao molho de whisky


600 g ou 4 escalopes* de filet mignon – sal e pimenta do reino à gosto – ¼ de cebola branca picada – 2 colheres de sopa de whisky de boa qualidade – 1/2 xícara de creme de leite fresco – 1 xícara de champignons fatiados – azeite para fritar
*Escalopes são bifes finos e redondos de filet. Peça ao seu açougueiro ou corte você mesmo, medalhões do coração (meio) do filet, com cerca de 2 cm de espessura. Coloque-os entre 2 filmes plásticos e amasse suavemente, com um batedor ou rolo, até diminuir sua espessura pela metade.
Preparo:
Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino e doure por 1 minuto de cada lado, numa frigideira bem quente com 1 fio de azeite. Retire a carne e reserve. 
Abaixe o fogo, e ponha o whisky na frigideira com cuidado (pode flambar, ou seja, inflamar o caldo neste momento), para deglassar* o suco da carne que ficou no fundo, usando uma colher de pau ou espátula de silicone.Acrescente as cebolas e mexa bem, depois o champignon, o creme de leite e deixe ferver por 1 minuto apenas. Retire do fogo e sirva com a carne. Acompanhe com batatas sauté ou coradas com ervas finas.
Dica de harmonização de vinhos: Um tinto da uva Cabernet Sauvignon, com algum estágio em madeira, vai combinar bem com o whisky, também amdeirado. Experimente um Castillo de Molina Reserva Cabernet Sauvignon 2008.

Nenhum comentário: