quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Bacalhau ao creme de leite


Ingredientes:
1 kg g de bacalhau
5 batatas inglesas grandes
2 cebolas médias
50 g de manteiga
Azeite
4 ovos
300g de creme de leite
queijo parmesão ralado na hora
Para o molho bechamel:
2 xícaras de leite de leite
40 g de manteiga
40 g de farinha de trigo
noz-moscada
sal
pimenta do reino
Modo de preparo:
Cozinhe os ovos por dez minutos aproximadamente, escorra-os, coloque-os em uma vasilha com água gelada e aguarde esfriar por completo. Cozinhe também as batatas com casca em água com sal. É importante que estejam cozidas, porém firmes, para que possam ser cortadas em rodelas uniformes a serem dispostas no recipiente que receberá o bacalhau.
Costumo deixar o bacalhau dessalgando em água gelada da noite para o dia, trocando a água quando em vez e ainda assim fervo as postas por uns 10 minutos para retirar o sal. Assim que ferver, retire da água e deixe esfriar. Em seguida, desfie o bacalhau em lascas grossas e reserve.
Descasque os ovos e as batatas. Pique os ovos e corte as batatas em rodelas, dispondo-as num pirex. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200ºC.
Numa panela grande, coloque as cebolas em rodelas, a manteiga e um pouco de azeite. Doure a cebola, junte o bacalhau e refogue por uns minutos. Retire do fogo e reserve.
Molho bechamel: derreta a manteiga em fogo baixo, povilhe a farinha de trigo e envolva cuidadosamente. Mexa até a farinha ficar dourada. Em seguida, acrescente o leite e deixe ferver, até o molho ficar espesso e cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Fora do fogo, incorpore o creme de leite ao molho bechamel. Acrescente os ovos picados e as lascas de bacalhau com cebola.
Por cima das batatas já dispostas no pirex, coloque o bacalhau já envolto ao molho e polvilhe com queijo ralado na hora.
Gratine por 20 minutos aproximadamente

Nenhum comentário: