domingo, 28 de dezembro de 2014

Comidas que trazem sorte



Em todo final de ano desejamos coisas para o ano que esta por vir, e para dar uma forcinha contamos com a ajuda de alguns costumes que nossos antepassados nós deixaram de herança. E alguns deles são astradicionais comidas da ceia de ano novo. E preparei um guia básico para você saber o que cada prato pode fazer por você no próximo ano.
  • Lentilha: São muitas as famas da lentilha. Uns dizem que por ter a forma arredondada e achatada, lembrando uma moeda, ela traz sorte e dinheiro. Outros afirmam que sua popularidade se deve ao fato de que é um grão que dobra de tamanho ao ser cozido e por isso traz fartura. Qualquer que seja a explicação, ela deve estar presente em sua ceia.
  • Arroz: Principalmente para libaneses e japoneses, em cujas mesas de Ano Novo ele não pode faltar, o arroz é símbolo de fartura, pois assim como a lentilha, dobra de tamanho durante o cozimento. Acredita-se ainda que traga muita sorte e riqueza.
  • Carnes:A tradição popular diz que não se deve comer nenhum tipo de ave no Ano Novo. Isso porque as aves ciscam para trás e são associadas a retrocessos, afinal ninguém quer andar para trás, quer mesmo é progredir. Troque as aves pelos peixes, porque eles sempre nadam para frente. Outra dica é comer porco, cuja gordura é associada à fartura, mas também porque são animais que fuçam a terra para frente.
  • Uva: Para trazer sorte e prosperidade, coma doze uvas na virada do ano, cada uma simbolizando um mês de 2011. Ao comer cada fruta, faça um pedido sobre o que você deseja para aquele mês.
  • Romã: Assim como a uva, muitas pessoas comem sementes de romã. São muitos os rituais, mas um dos mais utilizados é chupar três sementes de romã pedindo dinheiro para o ano todo e depois guardá-las na carteira, envolvidas em papel branco. Por ter muitas sementes em um único fruto, a romã simboliza a abundância e a fartura.
  • Folhas de louro: Mesmo sendo muito utilizadas na culinária, na passagem do ano as folhas de louro atendem a outra finalidade. Na Grécia antiga, elas enfeitavam a cabeça dos vitoriosos. Elas devem ser trocadas uns com os outros à meia-noite e guardadas na carteira para que nunca falte dinheiro.
  • Champanhe: À meia-noite, faça um brinde à entrada do novo ano em grande estilo, com champanhe em taças de cristal. Preparado a base de uvas, traz prosperidade para o ano que está se iniciando. Para quem passar a virada na praia, também não custa pular sete ondas com a taça na mão.
E você o que faz para trazer a sorte nesse novo ano?

Nenhum comentário: