quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Lombo natalino


Ingredientes
 
2 kg de lombo de porco
1 xícara de vinho branco seco
2 dentes de alho amassado
½ cebola ralada
Sal e pimenta do reino moída a gosto
1 ramo de alecrim e suco de 1 limão
 
Para o recheio
 
Folhas frescas de espinafre, manjericão e hortelã.
1 cebola picada, nozes e champignon fatiados em conserva.
3 colheres de azeite
1 dente de alho amassado
Sal a gosto e raspa de limão.
1 xícara de caldo de carne pronto
 
Para a farofa
 
2 xícaras de farinha de mandioca fina
2 colheres de manteiga
2 cenouras raladas fina
Modo de preparo
 
1. Para a marinada, tempere o lombo de porco com sal, pimenta-do-reino moída, alho, cebola, limão, o alecrim e o vinho. Deixe de um dia para outro, coberto, na geladeira. Gosto muito de usar saco de congelar pra envolver.
 
2. No dia seguinte, retire o excesso de tempero e com uma faca bem amolada faça um corte no lombo e abra como fosse um livro, sem cortar até o final. Reserve e préaqueça o forno em 220° C.
 
3. Para o recheio aqueça o azeite numa frigideira doure a cebola e o alho por uns cinco minutos, junte as folhas de manjericão, espinafre e hortelã limpas e sem talos. Refogue por 1 minuto, junte as nozes trituradas com as mãos e os champignons fatiados. Acerte o tempero com uma pitada de sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve.
 
4. Coloque o lombo aberto sobre uma tábua e espalhe o recheio. Enrole para fechar como um rocambole. Amarre com barbante de cozinha. Coloque numa assadeira e jogue o caldo de carne junto com o tempero da marinada. Leve ao forno coberto com papel alumínio por 40 minutos.
 
5. Retire o papel alumínio, e deixe assar por 1h30, ou até dourar. Perto do final, colocamos para assar junto do lombo tomates cerejas e batatas doce já cozidas e fatiadas.  Retire do forno e da assadeira leve para a bandeja de servir. Acrescente ao recheio da assadeira duas colheres de sopa de manteiga, a farinha de mandioca e a cenoura ralada, mexa delicadamente por uns 3 minutos.
 
6. Para a montagem do prato, fatie o lombo com uma faca elétrica ou faca bem amolada. Coloque-o no centro da bandeja ou travessa, disponha os pedaços da carne e ao lado coloque a farofa e os tomates e a batata doce assada. O apogeu fica por conta da geléia de morango com pimenta. A mesa será uma festa!

Nenhum comentário: