segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Gelatina mosaico com creme de leite


Para fazer as gelatinas:
Ingredientes: 
300g de gelatina de morango pronta
300g de gelatina de limão pronta
300g de gelatina de uva pronta
300g de gelatina de abacaxi pronta

Modo de preparo:
Prepare as gelatinas conforme instruções do fabricante. Corte-as em cubos, misture todos os sabores e reserve.

Para fazer o creme: 
Ingredientes:
200g de creme de leite
200g de leite condensado
12g de gelatina incolor sem sabor

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e a gelatina incolor já hidratada conforme as instruções da embalagem.

Para a decoração: 
100g de gelatinas cortadas em cubos
300g de gelatina de morango pronta
300g de gelatina de limão pronta

Montagem:
Unte com óleo uma forma de pudim com furo no meio. Intercale una camada de creme e outra camada de gelatinas cortadas em cubos. Finalize com o creme. Leve para gelar por 3 horas, aproximadamente. Desenforme e decore com as gelatinas cortadas em cubos.

Crédito:
Chef José Olivan Pego - Divino Fogão

Torta mousse de chocolate meio amargo com laranja


Como fazer o génoise de chocolate: 
Ingredientes:
7 ovos
250g de açúcar
200g de farinha de trigo (com uma pitada de sal) 
50g de chocolate em pó

Modo de preparo:
Separe as claras das gemas. Com auxílio de uma batedeira, ou fouet, bata primeiramente as claras em neve, e, aos poucos, acrescente o açúcar peneirado. Depois, as gemas, e bata bem. Desligue a batedeira, em seguida, adicione, aos poucos, a farinha de trigo e o chocolate em pó, ambos previamente peneirados. 

Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture delicadamente, em forma de oito, para que o ar incorporado à massa na fase inicial do preparo continue presente, o que irá proporcionar leveza ao génoise. Unte e enfarinhe um tabuleiro retangular. Despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido a 170ºC por 30 minutos. Deixe esfriar antes de retirá-lo da forma. Reserve.

Mousse de chocolate com pão de mel e sorvete

Como fazer o creme de laranja: 
Ingredientes:
600ml de leite
120g de açúcar
5 gemas peneiradas
65g de farinha de trigo
30g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de laranja
Raspas da casca de laranja (a gosto)

Modo de preparo:
Ferva o leite com 40g do açúcar. Em um bowl, bata as gemas e o restante do açúcar vigorosamente e sem parar, até que essa mistura esteja totalmente incorporada. Ou seja, "branqueada". Coloque, pouco a pouco, a farinha peneirada e mexa ininterruptamente para não empelotar. Aos poucos, despeje o leite quente nessa mistura e mexa sem parar. Volte para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até obter um ponto firme. Já fora do fogo e ainda quente, bata em uma batedeira o creme obtido com a manteiga para deixá-lo mais aveludado e com brilho. Acrescente a essência e as raspas de laranja, passando o creme para uma vasilha rasa. Cubra com um PVC, de forma a encostá-lo no creme. Leve para a geladeira e deixe até que o creme esfrie e possa ser utilizado na montagem da torta. 

Para fazer a calda de laranja:
Ingredientes:
200ml de suco de laranja (coado)
300ml de água
50g de açúcar
40ml de licor de laranja

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o suco, a água e o açúcar. Deixe ferver durante 3 minutos e, em seguida, acrescente o licor e deixe esfriar. 

Petit gateau de chocolate com recheio cremoso

Como fazer a mousse de chocolate meio amargo: 
Ingredientes:
750ml de creme de leite fresco
500g de chocolate meio amargo 
50g de manteiga sem sal 

Modo de preparo:
Em uma panela pequena, derreta o chocolate meio amargo picado com a manteiga em banho-maria com 250ml do creme de leite. Deixe a mistura esfriar. Em um bowl previamente refrigerado, bata na batedeira 500ml de creme de leite fresco, bem gelado, até encorpar e atingir o ponto de chantilly, ou seja, bem firme. Com o auxílio de um fouet, incorpore suavemente o chantilly à mistura de chocolate derretido já fria. Reserve a mousse até o momento da montagem. 

Montagem da torta mousse:
Fatie o génoise de chocolate em finas camadas na horizontal. Em um refratário retangular, cubra o fundo do recipiente com uma camada. Molhe o génoise com parte da calda de laranja e coloque o creme de laranja sobre a camada de massa umedecida. Intercale com mais uma camada de génoise, e novamente, molhe-a com a calda. Para finalizar a última camada, acrescente a mousse de chocolate meio amargo. Leve a torta para a geladeira por, no mínimo, 3 horas. Ao servir, decore com raspas de casca de laranja e folhas de hortelã.

Crédito:
Chef Erika Mello - Restaurante Filet & Folhas UP

Miniquiche aos cinco queijos


Ingredientes para a massa:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 tablete de manteiga gelada picada (200g)
1 ovo
Sal a gosto
1/4 de xícara (chá) de água gelada

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, a gema e o sal. Faça uma farofa. Aos poucos vá acrescentando a água gelada até formar uma massa. Não sove. Forre mini formas com a massa. Acerte as laterais e retire os excessos. Pincele clara de ovo no fundo.

Ingredientes para o recheio:
150g de queijo gruyére ralado
150g de queijo parmesão ralado
150g de queijo prato ralado
150g de queijo provolone ralado
1 embalagem de cream cheese Philadelphia (150g)

Modo de preparo:
Em uma travessa misture os queijos ralados ao cream cheese Philadelphia. Reserve.

Ingredientes para a cobertura:
2 ovos
1 gema
2 caixinhas de creme de leite
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:
Misture, em um recipiente, os ovos, a gema, o creme de leite, a noz-moscada, sal e o fermento.

Montagem:
Coloque o recheio sobre a massa nas formas. Coloque por cima do recheio a cobertura. Leve para assar em forno preaquecido em temperatura média por 30 minutos ou até ficar dourado por cima.

Terrine de chocolate e chocolate branco


Ingredientes:
500g de chocolate meio amargo (de boa qualidade)
½ kg de chocolate branco (de boa qualidade)
200g creme de leite fresco
6 gemas peneiradas

Modo de preparo:
Derreta o chocolate branco em banho-maria e reserve. Bata 100g de creme de leite na batadeira até obter um creme leve. Acrescente três gemas ao chocolate derretido e mexa delicadamente. Em seguida, acrescente o creme de leite batido e continue mexendo delicadamente para manter a textura cremosa. Repita o mesmo procedimento com o chocolate preto.

Montagem:
Em uma forma retangular própria para terrine, despeje metade do creme de chocolate amargo e leve ao refrigerador até obter uma consistência enrijecida. Retire do congelador e acrescente todo o creme de chocolate branco e leve novamente ao congelador. Retire do congelador e acrescente a outra metade do creme de chocolate amargo e leve ao congelador até obter o doce com as três camadas congeladas. Decore com lascas de chocolate.

Dica do chef:
Se quiser deixar sua terrine crocante, faça uma farofa de crocante (que pode ser de açúcar e amêndoas) e intercale com o creme ao montar na forma. Coloque uma camada da terrine e deixe resfriar. Em seguida, acrescente uma camada da farofa e assim sucessivamente até atingir a altura desejada.

Crédito:
Chef Pasquale Mancini - Restaurante Terraço Itália

Trouxinhas de omelete e peito de peru


Ingredientes:
6 ovos
6 fatias de peito de peru light
1 colher (chá) de sal rosa
6 tomates cereja picados
1 colher (sopa) de salsinha picada

Receita light para você fazer rapidinho no micro-ondas: frango rolê fit

Modo de preparo:
Forre uma forma de silicone com as fatias de peito de peru e leve ao micro-ondas por 30 segundos para que elas peguem o formato certo. Com um fouet, bata os ovos cuidadosamente, adicione o sal, os tomates e a salsinha picada.

Despeje a mistura em cada cestinha de peito de peru que você preparou e leve ao micro-ondas por 2 a 3 minutos. Sirva em seguida.

Alfajor de doce de leite

Alfajor e doce de leite do 'Dirio do Olivier' (Foto: Reproduo)
Para fazer a massa do alfajor:
Ingredientes: 
200g de manteiga
150g de açúcar confeiteiro
1 ovo
10g de mel
200g de farinha
80g de cacau em pó
80g de farinha de malte
100ml de leite
200g de amido de milho
½ colher (sopa) de fermento
¼ colher (sopa) de bicarbonato

Modo de preparo:
Faça um amanteigado utilizando a manteiga e o açúcar de confeiteiro. Misture bastante os dois ingredientes e acrescente o ovo e o mel. Mexa. Adicione metade da farinha, o cacau em pó e a farinha de malta. Acrescente o leite e misture para a massa ficar úmida. Mexa e acrescente o amido de milho, o fermento e o bicarbonato. Adicione a outra metade da porção de farinha que foi reservada. Misture à massa para chegar ao ponto.

Envolva a massa em papel filme, leve à geladeira e aguarde por oito horas.

Depois, abra a massa em uma superfície com um pouco de farinha para não grudar. Estique com um rolo até que esteja bem fina. Corte a massa com um cortador de biscoitos e coloque na forma, forrada com papel manteiga.

Asse os biscoitos por 25 minutos em forno preaquecido a 160ºC.

Para fazer o verdadeiro doce de leite argentino: veja a receita

Para fazer a cobertura de chocolate:
Ingredientes:
Chocolate

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas.

Montagem:
Recheie o alfajor com o doce de leite e banhe no chocolate derretido. Deixe secar em um papel manteiga (para não grudar) e sirva.

Bolo de carne moída


Para fazer o molho:
Ingredientes:
3 pimentas-vermelhas
Azeite (a gosto)
3 dentes de alho picados
1 cebola
1 pitada de orégano
700ml de polpa de tomate
Alecrim (para finalizar)

Modo de preparo:
Comece cortando ao longo de três pimentas e retirando as sementes. Leve-as a uma frigideira com algumas colheres de azeite e deixe que os sabores se misturem enquanto corta o alho e a cebola.

Retire as pimentas do azeite, que está cheio de sabor, e leve o alho e a cebola picados para a frigideira. Adicione orégano e deixe tudo cozinhar por dez minutos. Em seguida, acrescente a polpa de tomate frigideira e deixe levantar fervura. Desligue em seguida.

Para fazer o espaguete

Ingredientes:
480g de massa para espaguete
Sal (a gosto)

Modo de preparo:

Leve a massa para cozinhar em uma panela com água fervente, acrescentando uma boa pitada de sal. Deixe cozinhar pelo tempo determinado na embalagem.

Escorra e transfira a massa para uma travessa, juntando a ela um pouco da água do cozimento, para que o espaguete fique solto e suculento. Adicione um fio de azeite e mexa.

Sobrou carne moída? Saiba como preparar um bolo de carne com queijo 

Para fazer o bolo de carne
Ingredientes:
3 cenouras
Azeite (a gosto)
Tomilho fresco (a gosto)
500g de carne moída (metade suína e metade bovina)
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
Orégano seco (a gosto)
1 ovo
30g de queijo feta
100g de farinha de rosca
Queijo fresco (a gosto)

Modo de preparo:
Comece cortando três cenouras em quatro partes compridas e tempere. Regue com azeite, tomilho fresco e leve ao forno por dez minutos.

Tempere a carne com um pouco de sal, pimenta-do-reino e orégano seco. Adicione um ovo e misture tudo. Acrescente o queijo feta e a farinha de rosca para deixar o bolo mais fofo e, novamente, misture tudo. Não aperte muito: bolo de carne muito denso fica duro!

Retire a assadeira com as cenouras, que já devem estar um pouco cozidas, e acomode o bolo de carne no meio. Leve ao forno por 25 minutos.

Após esse tempo, retire do forno e remova as cenouras. Preencha a assadeira com o molho de tomate (receita acima) e cubra o bolo de carne com queijo fresco. Distribua as cenouras sobre o molho, assim como as pimentas, arranjando algumas delas sobre o bolo de carne. Finalize com alecrim e azeite. Leve mais uma vez ao forno, apenas para gratinar.

Montagem do prato:
Sirva uma porção de espaguete e cubra com o molho de tomate e uma fatia do bolo de carne.

Panqueca de requeijão e medalhões de filé

'Cozinheiros em Ao' - Segunda temporada - Panqueca de requeijo e medalhes de fil: receita da Neli Alves (Foto: Adalberto de Melo Pygmeu)
Como fazer a massa da panqueca:
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras de leite
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Reserve.

Para o recheio: 
Ingredientes:
½ queijo minas
1 xícara de requeijão cremoso
2 gemas
300g de creme de leite fresco
100g de queijo parmesão ralado
1 colher de cebola ralada
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, menos o queijo parmesão, até formar um recheio cremoso. Este recheio vai ao centro da massa das panquecas, modelada em formato quadrado. Depois de montadas, as panquecas são besuntadas com creme de leite, cobertas com queijo parmesão ralado e vão ao forno por 15 a 20 minutos.

Como preparar os medalhões:
Ingredientes: 
4 medalhões de filé mignon
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
1/2 copo de vinho tinto
1 copo d'água
Alecrim fresco
2 cubos de caldo de carne
4 colheres de manteiga
2 colheres de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma frigideira aquecida, sele os medalhões já temperados usando a manteiga e reserve. Na mesma frigideira, acrescente a farinha, o vinho, a água, o caldo de carne, e os ramos de alecrim fresco.

Sirva o prato com salada mix de folhas verdes, alface americana, rúcula baby, agrião, tomate cereja e manga.

Estrogonofe de shiitake

'Cozinheiros em Ao' - Segunda temporada - Estrogonofe de shiitake: receita da Zelita (Foto: Adalberto de Melo Pygmeu)
Ingredientes:
400g de shiitake
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina)
1 colher (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (café) de pimenta-do-reino branca moída
1 colher (café) de gengibre ralado
1 lata de creme de leite
1 cálice de conhaque
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher (café) de sal
1 lata de grão-de-bico cozido

Modo de preparo:
Lave bem os cogumelos em uma panela com água fervente. Escalde rapidamente e escorra em um escorredor. Reserve.

Em uma panela grande, derreta a manteiga e frite bem o alho e a cebola. Acrescente o ketchup, a mostarda, a pimenta-do-reino, o gengibre, o conhaque, o shoyu, o sal e o grão-de-bico.

Fatie os cogumelos e junte aos demais ingredientes na panela.

Deixe cozinhar por alguns minutos e acrescente o creme de leite.

Sirva com arroz branco e batata-palha.

Rocambole de bacalhau


Ingredientes:
300g de bacalhau dessalgado
Azeite (o suficiente)
3 cebolas cortada em cubos pequenos
1 maço de cheiro-verde picado
Pimenta-do-reino (a gosto)
Sal (a gosto)
1/2 limão
6 ovos
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
600ml de leite
Azeitona preta (a gosto)
Alface (a gosto)
Tomate-cereja (a gosto)

Modo de preparo:
Prepare o bacalhau no dia anterior. Para dessalgar, retire a pele enquanto ainda estiver seco, lave e deixe de molho em uma bacia com água. Dessalgue por 24 horas, trocando a água por três vezes.

Rocambole de bacalhau: peixe em lascas enrolado em pão de ló de batata

Escalde o bacalhau dessalgado em água fervente para facilitar na hora de desfiar. Escorra e deixe esfriar. Mexa bastante no bacalhau enquanto desfia, para remover as espinhas.

Refogue a cebola no azeite até que murche e acrescente bacalhau, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado. Tempere com sal apenas se tiver dessalgado bastante o bacalhau, caso contrário o prato poderá ficar salgado. Por fim, esprema meio limão e reserve.

Bata os ovos na batedeira até obter uma espuma e misture a farinha e o fermento com uma espátula, com leveza para não perder a textura aerada dos ovos. Depois de misturado, acrescente o leite e continue mexendo devagar para que os ingredientes se combinem. Acrescente o bacalhau e coloque a massa em uma forma muito bem untada para não grudar.

Patanisca: petisco português de bacalhau

Leve ao forno alto por dez minutos e depois diminua para uma temperatura baixa, deixando assar até dourar, por cerca de 20 minutos.

Tire do forno, desenforme sobre um pano de prato úmido e enrole junto com o pano. Deixe descansar por 20 minutos e, em seguida, desenrole para remover o pano e enrole novamente.

Sirva decorado com azeitonas pretas, alface e tomates-cereja.

Escalope de mignon ao molho do porto

'Cozinheiros em Ao' - Segunda temporada - Escalope de mignon ao molho do porto: receita da Larissa Zorzella (Foto: Adalberto de Melo Pygmeu)
Como preparar a carne:Ingredientes:
6 escalopes de filé mignon
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola roxa
1 xícara de vinho do porto
1 xícara de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1/2 xícara de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto e unte com azeite. Coloque em uma frigideira bem quente e doure, selando a carne. Derreta a manteiga em uma panelinha e refogue a cebola. Quando a cebola murchar, acrescente o vinagre e o vinho do porto. Reduza até ½ do volume inicial e então acrescente o açúcar mascavo, o extrato de tomate e o caldo de carne. Deixe reduzir por 15 minutos. Sirva os escalopes com o molho.

Para fazer o risoto:

Ingredientes:1 cebola
2 unidades de alho-poró
2 colheres (sopa) de azeite
500g de arroz carnaroli
100ml de vinho branco
1 1/2 litro de caldo de legumes
1 maço de aspargos frescos
150g de queijo brie
50g de queijo parmesão ralado fresco
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo:Em uma panela, doure a cebola no azeite e acrescente o alho-poró cortado em rodelas finas.
Refogue bem e acrescente o arroz. Deixe por três minutos e adicione o vinho branco. Quando o arroz absorver todo o vinho, coloque o caldo de legumes aos poucos, cozinhando por cerca de 18 minutos. Acrescente os aspargos cortados, cozinhe por dois minutos e então finalize com o queijo brie, a manteiga, o parmesão e a pimenta.