quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Apfelstrudel



INGREDIENTES
300g de farinha de trigo
70g de manteiga
2 ovos
1/2 copo (americano) de leite
2kg de maçã
200g de uva passa
100g de amêndoas ou castanha-do-pará
50g de manteiga
1 colher (sopa) de canela em pó
300g de açúcar
1 ovo
Suco de um limão
MODO DE PREPARO
Massa
Junte todos os ingredientes em temperatura ambiente. Trabalhe bem a massa com as mãos e vá acrescentando a farinha até ficar macia e soltar das mãos. Embrulhe em papel-alumínio e deixe descansar por uma hora.

Recheio
Descasque as maçãs, rale e regue com o suco de limão para não escurecer. Afervente as uvas passas. Descasque e rale as amêndoas. Derreta a manteiga em uma tigela. À parte, junte o açúcar com a canela. Em outra tigela, bata o ovo.

MONTAGEM
Forre uma mesa com uma toalha branca limpa bem fina, polvilhe bastante farinha e coloque a massa no centro.
Amassando com as mãos, vá abrindo-a lentamente, do centro para as bordas, até atingir a espessura de papel de seda e ficar com quase um metro de comprimento. Com cuidado, pincele a massa com a manteiga derretida, distribua a maçã,
o açúcar com canela, a uva passa e a amêndoa. Pegue as duas pontas de baixo da toalha e comece a enrolar para frente com a massa. No final, aperte e feche os lados, como um envelope, para não vazar. Pincele com o ovo batido. Unte uma fôrma retangular (43 cm x 29 cm) com manteiga e, com a ajuda da toalha, coloque a massa na fôrma em S ou U. Tire a toalha e asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos.
Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o bolo com uma peneira. Pode ser consumido quente ou frio, com chantilly ou sorvete de creme.

DICA:
Fora da geladeira, dura três dias; na geladeira, pode ser consumido em até 15 dias; congelado, em seis meses.

Nenhum comentário: